Paróquia Nossa Senhora da Piedade | Nossa Senhora das Graças
211
page,page-id-211,page-child,parent-pageid-144,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,boxed

Nossa Senhora das Graças

    Tudo começou num pequeno barracão que, no ano de 1971, foi doado por uma moradora generosa, com empenho e fé da Catequista Ir. Leda, vicentina. Assim foi fundada a Capela de Nossa Senhora das Graças da Cohab.

    Com a ajuda das catequistas D. Ivone e D. Guilhermina, os trabalhos pastorais começaram a surgir, com o apoio do então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Pe. José Alvim Barroso. Começaram também as celebrações litúrgicas no 3º Domingo de cada mês. Algum tempo depois, esta celebração foi assumida pelo Pe. José Geraldo Lanini, SDB, marcando assim a presença dos Salesianos na Comunidade.

    Com a chegada do incansável Irmão Ludovino, foi fundado em 1984 o Oratório Festivo, com o objetivo de levar os jovens da comunidade a conhecerem os verdadeiros valores e se formarem como pessoas de bem, sujeitos de sua própria história. Um verdadeiro trabalho de promoção humana.

    A Comunidade seguia sua caminhada de fé, com os encontros diários naquela simples e humilde instalação, até que as fortes chuvas do segundo semestre de 1991, trouxeram muitos danos materiais. O então Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Pe. Paulo Dionê Quintão propôs ao povo construir um novo templo, ao invés de trocar apenas o telhado. “Hoje constatamos que sonhar juntos faz bem, transforma o sonho em realidade”, diz Márcio, membro atuante na comunidade desde aquela época.

    As obras começaram com mutirões. Mesmo com dificuldade, a construção não parava. É a corresponsabilidade assumida numa tríplice participação: a Comunidade, os Salesianos e a Paróquia. O objetivo alcançado foi não somente construir o templo de pedra e tijolo, mas principalmente a Igreja viva do Senhor. O primeiro pavimento era um salão, quatro vezes maior que o primitivo, onde passaram a ser realizadas as missas dominicais, reuniões das pastorais, movimentos, Associações, além do curso de Corte e Costura.

    Com a ajuda dos Salesianos e apoio de nossos irmãos da Itália, foi construído o segundo pavimento, hoje Igreja Nossa Senhora das Graças, onde acontecem as Celebrações Dominicais. Diariamente acontecem encontros e reuniões, para atender ao crescimento e às necessidades da Comunidade, que não são poucas. Ali se reúne um incansável grupo de operários(as) que trabalham nesta messe do Senhor, sendo um modelo de desprendimento e doação à Mãe de Deus e nossa Mãe.

    Por fim, o sonho e a realidade se misturam. A Associação Carlos Marchini, juntamente com a comunidade e os Salesianos, criaram o Oratório Diário Eleonora Veschetti, que atendem a inúmeras crianças carentes.

    A meta da comunidade é: evangelizar, ser boa-nova para todos, tornar a Igreja cada vez mais viva, contribuir na construção do Reino e buscar as ovelhas desgarradas para a casa do Pai.

    No salão da Igreja temos reunião da Conferência São Lucas, os encontros de catequese para crianças e adolescentes; e atendimento médico do SUS para as famílias da comunidade.

    Atualmente as Celebrações Eucarísticas ocorrem todo domingo,  às 08h.

    Conselho Comunitário de Pastoral

    NOME

    FUNÇÃO

    José Márcio do Nascimento Coordenador do CCP
    Maria da Conceição Campos Vice-coordenadora do CCP
     Ernando Raimundo das Graças Coordenador do Grupo de Oração
    Rosa Leocádia Silva de Oliveira Coordenadora do MECE
     Hipólita Aparecida de Souza Coordenadora do Ministério da Palavra
     Sebastiana Maria da Silva Coordenadora do Ministério da Acolhida
    Célia de Araújo Luna Coordenadora do Ministério da Esperança
    José Carlos da Cunha Ferreira Coordenador dos  Animadores de Canto
     Valmir Damião Rodrigues  Coordenador da Pastoral do Batismo
    Eliania Moura Rodrigues  Coordenadora da Pastoral do Batismo
    Carlota Aparecida Ferreira Secretária do CCP
    Déa Raquel França Coordenadora da Catequese
    Maria Imaculada Araújo Campos Coordenadora da Liturgia
    Maria das Graças Cândido Herculano Coordenadora da Pastoral do Dízimo
    Sônia Maria Braga Araújo Coordenadora do Apostolado da Oração

     

©2012-2014 | Desenvolvido por  HAL XXI