Notícias


20/02/2020

CF 2020 - "Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou Dele"


Por meio do tema da Campanha da Fraternidade 2020 - Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, e do lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10, 33-34) somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. 

 

É uma motivação para mudarmos nossa postura diante da vida, diante do próximo; uma oportunidade de rever e avaliar nossa relação com o outro, com a criação como todo, fomentando assim a necessidade de cuidar de tudo no mundo com respeito e amor. Isso ainda é um sonho, mas nada distante de ser concretizado, se cada um fizer um pouquinho.

 

Somos dotados de um coração sensível e generoso, feito à imagem do Coração do Pai que nos criou e de Jesus Cristo, que nos amou até o fim. Somos capazes de semear gestos de compaixão, de acolhimento e de amparo nos ambientes nos quais atuamos, e podemos fazer brotar ações que promovam e favoreçam a vida do próximo, que encham de solidariedade toda a criação.

 

Certa vez um discípulo perguntou a Jesus quem era o “próximo”. Jesus respondeu contando uma parábola. Ele disse que um homem que viajava caiu nas mãos de ladrões que furtaram o que ele tinha, o espancaram, e o deixaram quase morto à beira da estrada. Passaram por ele várias pessoas que o olharam e nada fizeram; seguiram seu caminho sem se importar com a dor e o sofrimento dele. Por fim passou um homem que era discriminado pela sociedade. Ele também estava em viagem. Ele viu o homem ferido, sentiu compaixão, cuidou dele, e o levou para um lugar seguro onde teria alguém para continuar cuidando dele, pagou as despesas e prometeu retornar.  

 

Essa parábola traduz o que Jesus espera que nós seus seguidores façamos: Que olhemos uns para os outros, principalmente para os desvalidos, que sintamos a dor do próximo, que sintamos compaixão e que cuidemos de tudo e de todos, de quem mais precisa. Vale também o contrário, que aceitemos um olhar compassivo, a ajuda que nos é oferecida, que sejamos humildes.

 

Nosso Papa Francisco pede que sejamos uma Igreja em saída. Como? Superando a indiferença, atuando além dos templos, doando nossa atenção, nosso cuidado, nosso tempo ao próximo. Podemos começar cuidando das pessoas que estão próximas de nós. Onde estamos é lugar de cuidado da pessoa, do mundo, do meio ambiente.

“vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”

 

Formação

A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade realizará uma formação voltada para a Campanha da Fraternidade. Será no dia 17 de fevereiro, às 19h, no auditório da Escola Estadual Pio XI.  Finalidade é promover um aprofundamento no tema.